segunda-feira, 20 de abril de 2009

Entrevista Cotonete

Os portugueses The Soaked Lamb preparam-se para lançar o segundo disco de originais no próximo Outono.
A revelação foi feita pelo compositor e multi-instrumentista Afonso Cruz, em entrevista ao Cotonete.
O sucessor de "Homemade Blues", editado em 2007, deverá sair «em Outubro ou Novembro» e «será um disco menos homemade e com um espectro musical mais alargado».
O músico garante que os Soaked Lamb estão a gravar o segundo disco «com a mesma calma» com que gravaram o primeiro. «Nós não temos tempo para ter pressa, fazemos as músicas como eram feitas há 60 ou 70 anos, com o cuidado de quem faz uma melodia para durar e não um ritmo para trepar os tops», explica. E acrescenta: «compomos com uma lentidão que não é nada moderna».
Apesar de reconhecer que «muito do espírito dos Soaked Lamb é inspirado na música americana da primeira metade do século XX», Afonso Cruz sublinha: «evidentemente não somos imunes ao que se passa à nossa volta, à contemporaneidade, mas preferimos tocar sentados».
Segundo o músico, a banda não pensa muito em fronteiras: «as raízes americanas interessam-nos porque, essencialmente, não têm fronteiras». «Cada vez mais, e isso é um traço de modernidade, o mundo é partilhado entre todos: há bandas japonesas a tocar rockabilly e bandas ganesas a tocar bossa nova. Quando palestinianos tocarem klezmer e israelitas música sufi, poderemos ter esperança», diz.
A música dos Soaked Lamb já entrou num anúncio do molho de tomate Guloso e integrou a banda sonora do filme "Arte de Roubar", ao lado de nomes como os Dead Combo e The Legendary Tiger Man. E genericamente, o disco de estreia «tem sido muito bem recebido, as críticas foram sempre bastante boas», no entanto, Afonso acredita que a participação no anúncio publicitário não lhes trouxe «uma notoriedade especial».
Os Soaked Lamb tocam esta sexta-feira no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre e, no sábado, na Galeria do Desassossego, em Beja. Ambos os espectáculos começam às 11 da noite. Afonso Cruz descreveu-nos um concerto típico da banda: «os concertos passam-se sentados, o público e nós. Tocamos a cores, mas soa a preto e branco. Todos usamos chapéu, mas já houve um elemento que tocou, contra todas as regras, de sandálias».
Pode consultar a agenda de concertos no MySpace na banda, onde pode também ver o vídeo do anúncio e de algumas prestações ao vivo.
HG c/ MMB


Uma entrevista muito bem entrevistada, muito bem contextualizada: aqui.
Obrigado à Cotonete, um bálsamo para os ouvidos. Mesmo para os mais duros.

0 comentários: